Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Santa Sarah Kali


 Hoje é um dia que eu não poderia deixar em branco em Povo de Aruanda, não sei se todos sabem mas trabalho com um espírito que afirma ter sido um Cigano quando encarnado, alguns sabem até mesmo o nome desse Cigano, mas como sempre digo não me importa muito o nome, quem ele foi em vida e sim o que ele vem fazer em Terra junto a Corrente Astral da Umbanda, eu sei que muitos não toleram nem mesmo ouvir falar que na Umbanda há uma Falange de Espíritos que dizem ter sido Ciganos quando encarnados, mas esta é a realidade querendo esses ou não, ninguém inventa espírito e se inventar difícil seria termos a presença desses amados espíritos na maioria dos Terreiros de Umbanda de nosso País, uns querem que eles falem em espanhol, outros em romani (romanês), mas a verdade é que espírito que chega dentro da corrente espiritual de Umbanda tem que falar a língua local, ou seja, em nosso caso o português, falo isso justamente porque já temos noticias de Terreiros na Venezuela, Itália, Japão, E.U.A e outros Países e como afirmei lá todos espíritos irão falar a língua compreendida por aquele país, ou ainda compreendida dentro do Terreiro.
Hoje é especial porque hoje é comemorado o dia de Santa Sarah Kali, para os médiuns que trabalham com os espíritos que afirmam terem sido ciganos em vida, Santa Sarah é saudada todos os dias, quando abrimos os olhos em nosso despertar e quando fechamos os olhos em nosso descanso merecido, pois vivemos em comunhão diária com esta Protetora do Povo Cigano.
Existe algumas Lendas a respeito da nossa amada Sarah que seria de suma importância relatar em nossa singela homenagem.
Dizem que as três Marias, Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João) seria jogadas ao mar numa canoa/barca sem remos e ou provisões, acompanhadas de uma das escravas de José de Arimatéia, Sara a Kali (romani/romanni/romanês, quer dizer negra).
Essa barca/canoa teria miraculosamente apostado numa praia próxima a foz do Rio Petit-Rhône, onde hoje se encontra hoje a igreja de Saintes-Maies-De-La-Mer ( Santa Marias Vindas do Mar), um lugar de peregrinação e de culto para Santa Sara Kali, que foi quem converteu os ciganos para o Cristianismo.
Das Marias, a história não guarda vestígios ou mesmo seus destinos, mas quanto a Sara, dizem que ela foi cuidada pelo povo cigano e o ajudou a tornar-se unido e a desenvolver-se como povo e como cultura.
Podemos notar que nesta lenda Santa Sarah Kali, não era uma cigana de nascimento, mesmo assim ela é aclamada pelo Povo Cigano como Rainha dos Ciganos, Protetora dos Ciganos e outros.
OUTRA
Outra lenda que achei aqui na internet e muito interessante por sinal é que Santa Sarah Kali seria serva e parteira de Maria e que Jesus a teria em alta estima por ela ter trazido Ele ao mundo.O que achei interessante que o site menciona este trecho:O texto apócrifo de Tiago mostra que os anjos trouxeram uma parteira, Sarah, que mal conseguia ver Maria, devido à luz que o espaço emitia. Sarah aproximou-se de Maria e observou que seus seios estavam cheios de leite, e que o nascimento de Jesus não tinha lhe tirado a virgindade. O bebé nasceu limpo, como se o parto tivesse sido dirigido pelos anjos e Sarah acompanhou a vida de Jesus com discrição. Provavelmente vivia com Maria, como escrava, Maria Madalena ou com José de Arimatéia, tio-avô de Jesus.
Após a morte de Jesus, os textos apócrifos relatam que as três Marias dirigiram-se para o sul da França, chegando entre 24 e 25 de Maio. Alguns relatos dizem que elas foram atiradas para um barco, sem remos ou provisões e que acabou por atracar na Praia de Maries-de-la-Mer, na foz do Rio Ródano.
OUTRA
Fala sobre o diklô (lenço) , que Sarah, a cigana escrava, foi jogada ao mar em uma barca/canoa sem remos e provisões em companhia das três Marias, José de Arimatéia e Trofino por perseguidores dos seguidores da Boa Nova, onde as três Marias puseram-se a rezar e a chorar, Sarah retira o diklô (lenço) da cabeça, clama por Jesus Cristo e faz a promessa que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito e como todos sabemos a barca/canoa atravessou o oceano e chegaram em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer, segundo Miriam Stanescon – Rorarni, princesa do clã Kalderash, há a possibilidade de ter nascido do gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço.
UMA LENDA ESPECIAL
Contam uma lenda que os restos mortais de Sara foram encontrados por um rei em 1448 e depositado na cripta da igreja de Saint-Michel, que também recebem em seu altar-mor um fragmento de sarcófago pagão do século III e uma pedra do altar do deu Mitra igualmente pagão, de origem oriental. No mesmo local em Saintes-Maries-de-La-Mer estão depositados os despojos de Maria jacobina e Maria Salomé.
O LENÇO
O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos. Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade, eu quando criança lembro que muitas eram as mulheres que usavam os lenços e na maioria das vezes eram mulheres casadas, talvez o costume das mulheres não ciganas de usarem o lenço veio do Povo Cigano, hoje pouco são as mulheres que fazem uso do lenço. Na Cripta localizada em Saintes-Maries-de-La-Mer, são deixados milhares de lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios. Os filhos para as mulheres ciganas são de suma importância, quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mas dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos, e a maior ofensa é chama-la de “Dy Chuço” (ventre seco).

OS MILAGRES DA SANTA SARAH KALI
Muitos são os milagres de cura realizado por esta Santa, as ciganas clamam muito a Santa Sarah para ajuda-las quando as mesma tem dificuldades para engravidar, também é de conhecimento de todos que muitos A clamam na hora do parto em dificuldade, ou ainda para os partos com risco de vida para a mãe ou a criança. Não podemos esquecer que muitos rogam a Santa Sarah pela prosperidade, a fartura em sua mesa.
CURIOSIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário