Hoje é especial porque hoje é comemorado o dia de Santa Sarah Kali, para os médiuns que trabalham com os espíritos que afirmam terem sido ciganos em vida, Santa Sarah é saudada todos os dias, quando abrimos os olhos em nosso despertar e quando fechamos os olhos em nosso descanso merecido, pois vivemos em comunhão diária com esta Protetora do Povo Cigano.
Existe algumas Lendas a respeito da nossa amada Sarah que seria de suma importância relatar em nossa singela homenagem.
Dizem que as três Marias, Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João) seria jogadas ao mar numa canoa/barca sem remos e ou provisões, acompanhadas de uma das escravas de José de Arimatéia, Sara a Kali (romani/romanni/romanês, quer dizer negra).
Essa barca/canoa teria miraculosamente apostado numa praia próxima a foz do Rio Petit-Rhône, onde hoje se encontra hoje a igreja de Saintes-Maies-De-La-Mer ( Santa Marias Vindas do Mar), um lugar de peregrinação e de culto para Santa Sara Kali, que foi quem converteu os ciganos para o Cristianismo.
Das Marias, a história não guarda vestígios ou mesmo seus destinos, mas quanto a Sara, dizem que ela foi cuidada pelo povo cigano e o ajudou a tornar-se unido e a desenvolver-se como povo e como cultura.
Das Marias, a história não guarda vestígios ou mesmo seus destinos, mas quanto a Sara, dizem que ela foi cuidada pelo povo cigano e o ajudou a tornar-se unido e a desenvolver-se como povo e como cultura.
Podemos notar que nesta lenda Santa Sarah Kali, não era uma cigana de nascimento, mesmo assim ela é aclamada pelo Povo Cigano como Rainha dos Ciganos, Protetora dos Ciganos e outros.
OUTRA
Outra lenda que achei aqui na internet e muito interessante por sinal é que Santa Sarah Kali seria serva e parteira de Maria e que Jesus a teria em alta estima por ela ter trazido Ele ao mundo.O que achei interessante que o site menciona este trecho:O texto apócrifo de Tiago mostra que os anjos trouxeram uma parteira, Sarah, que mal conseguia ver Maria, devido à luz que o espaço emitia. Sarah aproximou-se de Maria e observou que seus seios estavam cheios de leite, e que o nascimento de Jesus não tinha lhe tirado a virgindade. O bebé nasceu limpo, como se o parto tivesse sido dirigido pelos anjos e Sarah acompanhou a vida de Jesus com discrição. Provavelmente vivia com Maria, como escrava, Maria Madalena ou com José de Arimatéia, tio-avô de Jesus.
Após a morte de Jesus, os textos apócrifos relatam que as três Marias dirigiram-se para o sul da França, chegando entre 24 e 25 de Maio. Alguns relatos dizem que elas foram atiradas para um barco, sem remos ou provisões e que acabou por atracar na Praia de Maries-de-la-Mer, na foz do Rio Ródano.
OUTRA
Fala sobre o diklô (lenço) , que Sarah, a cigana escrava, foi jogada ao mar em uma barca/canoa sem remos e provisões em companhia das três Marias, José de Arimatéia e Trofino por perseguidores dos seguidores da Boa Nova, onde as três Marias puseram-se a rezar e a chorar, Sarah retira o diklô (lenço) da cabeça, clama por Jesus Cristo e faz a promessa que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito e como todos sabemos a barca/canoa atravessou o oceano e chegaram em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer, segundo Miriam Stanescon – Rorarni, princesa do clã Kalderash, há a possibilidade de ter nascido do gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço.
UMA LENDA ESPECIAL
Contam uma lenda que os restos mortais de Sara foram encontrados por um rei em 1448 e depositado na cripta da igreja de Saint-Michel, que também recebem em seu altar-mor um fragmento de sarcófago pagão do século III e uma pedra do altar do deu Mitra igualmente pagão, de origem oriental. No mesmo local em Saintes-Maries-de-La-Mer estão depositados os despojos de Maria jacobina e Maria Salomé.
O LENÇO
O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos. Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade, eu quando criança lembro que muitas eram as mulheres que usavam os lenços e na maioria das vezes eram mulheres casadas, talvez o costume das mulheres não ciganas de usarem o lenço veio do Povo Cigano, hoje pouco são as mulheres que fazem uso do lenço. Na Cripta localizada em Saintes-Maries-de-La-Mer, são deixados milhares de lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios. Os filhos para as mulheres ciganas são de suma importância, quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mas dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos, e a maior ofensa é chama-la de “Dy Chuço” (ventre seco).
OS MILAGRES DA SANTA SARAH KALI
OS MILAGRES DA SANTA SARAH KALI
Muitos são os milagres de cura realizado por esta Santa, as ciganas clamam muito a Santa Sarah para ajuda-las quando as mesma tem dificuldades para engravidar, também é de conhecimento de todos que muitos A clamam na hora do parto em dificuldade, ou ainda para os partos com risco de vida para a mãe ou a criança. Não podemos esquecer que muitos rogam a Santa Sarah pela prosperidade, a fartura em sua mesa.
CURIOSIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário